quinta-feira, 28 de agosto de 2008

animais em extinção no brasil



Meu Brasil Brasileiro.........



JAGUATIRICA


Ordem: Carnívora

Família: Felidae

Nome popular: Jaguatirica

Nome em inglês: Ocelot

Nome científico: Leopardus pardalis

Distribuição geográfica: América do Norte, Central e do Sul

Habitat: Florestas

Hábitos alimentares: Carnívoro

Reprodução: Gestação de 70 dias

Período de vida: Aproximadamente 20 anos


A jaguatirica é um felino de médio porte, podendo pesar entre 11.3 a 15.8 kg. O seu pêlo é denso e curto de cor amarelo claro à castanho ocráceo e é todo pintado exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda.

Os machos são maiores que as fêmeas. Esta espécie é encontrada desde o sudoeste do Texas e oeste do México até o norte da Argentina. No Brasil ocorre em todas as regiões, com exceção do sul do Rio Grande do Sul.Habitam principalmente florestas tropicais e subtropicais.

São animais solitários, procuram um par somente na época de acasalamento. Possuem hábitos noturnos, são bons nadadores e escaladores de árvores; e se alimentam de aves e pequenos roedores. O período de gestação é de 70 a 85 dias, nascendo de 1 a 4 filhotes que atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade.

A jaguatirica já foi muito caçada para venda de sua pele e abatida no caso de invasão de fazendas com criações, mas existe uma lei de proteção à ela que tem contribuído para o declínio deste comércio e preservação da espécie.

Arara-Azul

A extinção dos animais ocorre pela ação do ser humano na natureza.

Ele é responsável pelas queimadas, pela caça esportiva pelo

tráfico de animais e pelo o desmatamento. Isto ocorre

no mundo inteiro.

O Planeta Vivo, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza diz que entre

1970 e 1995 houve um grande aumento de animais que se encontram

na lista de extinção.

No Brasil a situação não é diferente de outr
os países





O Macaco Bugio (Alouatta fusca L.) é um animal em extinção no Brasil. Mas na Ilha Grande ele ainda não é predado, fazendo com que ela se torne um importante sítio de biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro.


Psittacula eques, um periquito brasileiro,
ameaçado de extinção


A jaritataca, também com os nomes populares de jitira, gambá e cangambá, nome científico Conepatus semistriatus, é um pequeno carnívoro mustelídeo.Não é da mesma espécie do gambá comum ( masurpial). Comum nos cerrados, campos e caatinga. Tem como arma de defesa a secreção de um líquido de odor bastante desagradável. Pode ser encontrada desde o sul do México até a região Centro-sul da América do Sul. No Brasil ocorre da região Nordeste ao estado do Paraná. São animais pequenos, com cerca de 40 cm de corpo e 20 cm de cauda, pesando cerca de 1600g. Tem a coloração preta ou marrom-escuro, com duas listas brancas que correm por cima do dorso da cabeça à cauda. São onívoros, alimentando-se principalmente de insetos, pequenos vertebrados e frutos. São solitários, unindo-se ao sexo oposto apenas durante a reprodução. A gestação dura cerca de 60 dias, podendo nascer de 4 a 5 filhotes. A IUCN a classificou como uma espécie ameaçada de extinção.
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mephitidae
Género: Conepatus
Espécie: Conepatus semistriatus

O Peixe-boi, manatim, manatí ou manati, também chamado de guaraguá e, no caso da espécie marinha, vaca-marinha, é um mamífero aquático da família dos Triquequídeos, podendo pesar algo em torno de 750 kg quando adulto e medir 4,5 m de comprimento. São animais ameaçados de extinção e se encontram protegidos por lei no Brasil.

O peixe-boi



O peixe-boi é um animal de vida longa. Estudos revelam que o peixe-boi vive até 50 anos, podendo, em alguns casos, chegar a 60 anos.

Classificação Científica...

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Sirenia
Família: Trichechidae
Género: Trichechus

A anta é um belo animal



A anta é o maior mamífero do Brasil. Chamada também de tapir, que na linguagem indígena quer dizer ''boi do mato'', ela pode pesar 200 quilos, e ter mais de um meto de altura.
Muito inteligente, tem olfato apuradíssimo e vive nas matas amazônicas e no Pantanal, sempre próximo de rios e lagoas. Sua cor é muito bonita, meio dourada, seus olhos são pequenos e seu focinho é uma pequena tromba. Possui cascos e quatro dedos nas mãos e três nos pés. Cada fêmea, gera um único filhote por gestação e esses até chegarem a idade adulta, possuem listras, como as pacas.
A anta é exímia nadadora, e pode ficar muito tempo submersa. Seus principais inimigos são o jacaré, a sucuri e a onça-pintda. Porém muitas vezes a anta pode levar a melhor sobre eles, pois é um animal corajoso e muito forte.
Alimenta-se de capim, frutas e brotos, e muitas vezes é vista nas plantações, principalmente nas de arroz e milho.
É um animal em extinção. Caçada por causa do couro valioso, é morta e sua carcaça é devorada por urubus. O Ibama proibiu a

TATU-CANASTRA

(Lobo-guarA)



Nenhum comentário: